Dica de livro: Geocomputation with R

Você está visualizando atualmente Dica de livro: Geocomputation with R

A dica de hoje é um livro que encontrei um tempo atrás enquanto estava pesquisando conteúdos sobre R com foco em geoprocessamento.

Para quem não conhece, R é a principal linguagem de programação/ferramenta para análise estatística hoje em dia. Sei que quando falamos em linguagem de programação a maioria de nós geólogos já torce o nariz. Eu entendo, é muito mais fácil importar seus dados de geoquímica num software como ioGAS, por exemplo, clicar em dois ou três comandos e ter seus dados processados já com gráficos incríveis.

Longe de estar desmerecendo este software (que por sinal acho incrível), mas nem sempre temos a oportunidade e/ou o recurso financeiro de ter uma licença dele ou de algum outro software que faça análises (geo)estatísticas complexas.

Além disso, hoje em dia existem muitas possibilidades de uso de ferramentas relacionadas com data science em todas as áreas, inclusive em geologia. R é uma das principais linguagens quando falamos em análise de big data, juntamente com Python.

Por esses motivos acho extremamente relevante que geólogos (principalmente os que trabalham diretamente com geoprocessamento) entendam a importância do aprendizado de linguagens de programação e da criação de suas próprias ferramentas de trabalho.

Apesar de ainda estar no início de minha jornada de aprendizado de linguagens de programação, acredito que já posso falar que R não é uma linguagem muito complexa, e com pouco de esforço qualquer um pode aprender.

A dica de hoje, como vocês viram no título desta postagem, é o livro Geocomputation with R dos autores Robin Lovelace, Jakub Nowosad e Jannes Muenchow. O livro foi publicado em março de 2019 e está totalmente gratuito na internet no link abaixo:

https://bookdown.org/robinlovelace/geocompr/

O livro é excelente e mostra as principais bibliotecas de R para uso em geoprocessamento. Mesmo para quem nunca tenha tido contato com R pode ser um ótimo guia para começar o estudo nessa linguagem de programação.

Espero que essa dica possa ajudar tanto quem já tem conhecimento sobre R quanto quem está começando. Ao longo do tempo trarei mais dicas e quem sabe até mesmo algum tutorial de R aplicado ao geoprocessamento.

Compartilhe:

Este post tem 3 comentários

  1. Juliana

    Muito boa dica!

  2. edibertoalves

    A dica é boa mas o impresso deste livro na Amazon é beeeeem salgado!!!!

    1. Thiago M.K.

      Realmente, é bem caro mesmo!
      Ainda bem que podemos usar essa versão online publicada pelos autores, não é o mesmo que o impresso mas já ajuda muito.
      Abraço e obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário