Dica de software: Blender 3D

Dica de software: Blender 3D
Visualização em perspectiva do mapa geológico da região do Everest em 3D, criado por Thiago M.K.

A dica que trago hoje é um software gratuito que está virando moda entre geocientistas pela incrível qualidade dos produtos gerados nele. Estou falando do Blender 3D.

Provavelmente alguns de vocês já tiveram contato com o software ou com algum produto gerado nele, mas muita gente ainda não ouviu falar desta incrível ferramenta. O software é um programa de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, e sua utilização foi projetada para modelagem 3D, animação, texturização, composição, renderização e edição de vídeo.

A primeira versão do Blender foi lançada em 1994 e tratava-se de uma aplicação para ser usada pelo estúdio de animação holandês NeoGeo Studio. Em 1998 o criador do software, Ton Roosendaal, fundou uma nova empresa, chamada Not a Number (NaN) para desenvolver e distribuir o programa, fornecendo produtos e serviços comerciais relacionados ao Blender. Em 2002 a NaN faliu por conta das poucas vendas. No mesmo ano o criador do software começou uma campanha chamada “Free Blender” com o objetivo de arrecadar investimentos para liberar o software como código aberto. Em apenas sete semanas arrecadou a meta de 100,000 e desde então o software vem sendo desenvolvido e distribuído gratuitamente para a comunidade, sendo mantido por doações e vendas de produtos associados ao Blender.

Faz pouco tempo que geocientistas de diversos lugares do mundo começaram a utilizar o Blender para gerar vários tipos de produtos dentro das mais diversas áreas. Um dos primeiros contatos que tive com produtos gerados utilizando o Blender foi o incrível trabalho da geóloga e artista 3D lituana, Lina Jakaitė. O trabalho que a Lina desenvolve é incrível, vale muito a pena acompanhar pelo site ou Twitter dela.

Blender 3D - 002
Terreno 3D criado pela Lina Jakaitė

Há pouco também tive contato com o trabalho de outro artista incrível, o geógrafo norte americano Sean Conway, que tem desenvolvidos alguns trabalhos cartográficos sensacionais utilizando o Blender. Vale a pena seguir o trabalho dele em seu Twitter.

Blender 3D - 003
Mapa geológico da Nova Escócia com relevo 3D criado pelo Sean Conway

Aqui no Brasil também temos vários profissionais já utilizando o Blender para gerar produtos incríveis. Destaco aqui o trabalho da Eng. Ambiental Alessandra Souza, que também tem desenvolvido produtos incríveis utilizando este software.

Blender - 004
Mapa de Elevação do Brasil criado pela Alessandra Souza

Acredito que ainda estamos apenas arranhando o potencial deste software nas mais diversas áreas das geociências. Já existem pessoas da comunidade desenvolvendo ferramentas voltadas para o uso com dados espaciais, como a ótima ferramenta Blender GIS. Espero que mais pessoas da comunidade se interessem por aprender, compartilhar e criar mais produtos e ferramentas neste incrível software que é o Blender 3D.

Blender 3D - 005
Mapa geológico da região do Everest com relevo 3D criado por Thiago M.K.

Fontes e Links Interessantes

Tutoriais

Compartilhe:

Este post tem 2 comentários

  1. Rafael

    Irei baixar agora mesmo!
    Obrigado por compartilhar essa ferramenta.

Deixe uma resposta